LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Vereadores-estudantes participam de curso preparatório

Vereadores-estudantes participam de curso preparatório

Vereadores-estudantes participam de curso preparatório

Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores-estudantes participam de curso preparatório

Vereadores-estudantes participam de curso preparatório

“Quando observamos e escutamos, podemos abrir a nossa mente. Hoje aprendemos muito, e , quem aprende, tem sempre algo a dizer e idéias boas para colocar em prática”. Assim a estudante Jeanne Kelly, 15 anos, resumiu a experiência de participar do curso sobre as atribuições do poder Legislativo realizado no Plenário da Câmara no último sábado, 24 de junho. A ocasião marcou o primeiro encontro entre os 25 alunos de escolas ouropretanas eleitos para representarem seus colegas na segunda edição do projeto Vereador Estudante.

Mais do que uma simples aula, o curso foi um debate em que a participação dos parlamentares- mirins foi tão importante quanto os esclarecimentos dos instrutores. “Foi bom porque houve muito espaço para que pudéssemos falar sobre o que aprendemos, foi interativo”, completou Jeanne Kelly, que será a porta-voz dos alunos da Escola Municipal José Leandro, distrito de Santa Rita, na Câmara Estudante.

Ao colocar o poder Legislativo e suas relações com os poderes Executivo e Judiciário na pauta da primeira atividade dos vereadores-estudantes eleitos, o projeto “Vereador Estudante” investe na formação de seus novos integrantes. “O nosso objetivo foi oferecer aos componentes da Câmara Estudante uma base de informações que viabilize sua atuação durante o mandato”, explicou o coordenador do projeto Marcos Alcântara.

O presidente da Câmara, Wanderley Rossi Kuruzu (PT), prestigiou a visita dos vereadores-estudantes ao plenário do Legislativo ouropretano. Em sua participação no curso Kuruzu explicou aos jovens conceitos básicos da política e ouviu as opiniões e questionamentos dos parlamentares- mirins a respeito do assunto. “Fiquei feliz ao ver que os nossos jovens e adolescentes estão cada vez mais conscientes da importância de sua participação na vida política. É essa a intenção do projeto: incentivar a juventude a assumir o papel de autora da história do seu tempo”, constatou Kuruzu, autor do projeto de resolução que criou o “Vereador Estudante”.

No dia 8 de julho, os vereadores-estudantes tomam posse oficialmente numa cerimônia que acontecerá no Cine Vila Rica. Grupos de movimentação cultural e política da região dos Inconfidentes participarão do evento compondo um cortejo que percorrerá as principais ruas do centro de Ouro Preto.

Foto: O presidente da Câmara, Wanderley Rossi Kuruzu, recebeu os vereadores-estudantes no plenário

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 26/06/2006

Anterior Alunos da Escola Juventina Drummond se inscrevem no 1º Prêmio de Redação Vereador Estudante

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.